top of page
Buscar
  • Foto do escritor.

Como fazer uma horta de temperos

Atualizado: 30 de abr. de 2021



Na hora de temperar a nossa comida e deixá-la mais saborosa podemos utilizar temperos secos (desses comprados em saquinho ou a granel) ou usar ervinhas frescas. Porém, quando compramos as ervinhas frescas, elas duram poucos dias na geladeira, logo murcham. Apesar de existir a possibilidade prática de se congelar já higienizado e picado, o congelamento faz com que parte do sabor se perca.


Uma opção interessante é fazer uma horta de temperos, o que é possível mesmo em espaços pequenos. Basta ter um local que pegue sol de 4 a 8 horas por dia (pode ser uma varanda ou próximo à uma janela) e dedicar um tempinho do dia para regar.


Plantar uma hortinha de temperos é bem fácil e pode servir para temperar a sua comida, servir de hobbie e nos conectar um pouco com a produção de alimentos, afinal de contas, hoje em dia compramos tudo no mercado. Além disso, caso tenha crianças em casa, as chame para participar do plantio, dos cuidados e da colheita. Elas costumam ficar encantadas de poder colher algo que elas mesmas plantaram e tendem a estar mais abertas a experimentar estes alimentos.


Bom, vamos nós ao que precisamos nos atentar antes de começar a nossa horta?

LUZ

A maioria das plantas precisam basicamente de luz solar e de um solo bem drenado, portanto, ao escolher o local, é importante verificar se o local onde as plantinhas irão ficar, tem sol batendo de 4 a 8 horas por dia. Se você notar que os ramos dos seus temperos estão crescendo mas estão dando poucas folhas novas, provavelmente o local que as plantas estão está com pouca luz.

Dica: rode o vaso periodicamente para que todos os lados da planta peguem luz direta.

​ÁGUA

É mais fácil matar uma planta por excesso do que por falta de água, por isso molhe cada planta de acordo com suas necessidades e sempre cheque se o solo já não está úmido antes de regá-lo. Para checar, coloque um dedo na terra e sinta se está ou não úmido. Se o solo estiver molhado ou úmido, aguarde e regue em outro momento. Isso é importante para evitar que as raízes das plantas tenham fungos e apodreçam. Regue os temperos logo cedo pela manhã, quando o dia ainda não esquentou, ou final da tarde ou noite, para que eles consigam absorver melhor a água.

Dica: as folhas ficarem amareladas é o primeiro sinal de excesso de água.

COMO COLHER E PODAR

As ervas devem ser colhidas antes que o dia fique quente, pois o calor seca a planta e reduz a quantidade de óleos presente, sendo que estes óleos são responsáveis pelo sabor e aroma que procuramos nas ervas. Portanto, o melhor horário para se colher as ervas é logo cedo pela manhã. Outra dica importante é utilizar uma tesoura ou alicate de poda amolado e limpo, pois assim o local do corte irá “cicatrizar” mais rapidamente, evitando que a planta fique doente.

É importante podar a planta regularmente para promover o crescimento da mesma. Porém, nunca corte mais do que 1/3 do tamanho dela (seja para estimular o crescimento, seja para consumo). Essa regra de nunca cortar mais do que 1/3 não se aplica ao hortelã e cebolinha, uma vez que mesmo sendo completamente podados, ainda voltam a crescer.

Ao podar, retire folhas e galhos secos, pois a planta acha que precisa recuperá-los, gastando sua energia e nutrientes neste processo, ao invés de produzir novas folhas e crescer.

Retire também as flores, uma vez que elas requerem mais energia e nutrientes da planta e dificultam o seu crescimento. Temperinhos que estão florescendo indicam que não estão sendo podados com regularidade suficiente.

​As folhas grandes são os painéis solares da planta, ou seja, elas que são responsáveis por fornecer a maior parte da energia para as plantas. Sempre que for podar, retire algumas folhas jovens e outras mais antigas e nunca retire todos os painéis solares da planta.

ESCOLHA DO VASO

Escolha um vaso ou jardineira que seja grande o suficiente para que a planta consiga crescer. Se certifique de que o vaso tem furos para drenar o excesso de água. Se optar por plantar em jardineiras, lembre-se que nem todas as ervas crescem bem juntas. As plantas devem ter necessidades semelhantes de água e luz para que elas cresçam em harmonia.

ADUBAÇÃO

A adubação deve ser realizada para corrigir as deficiências do solo. Pode ser realizada a cada 30 dias com húmus de minhoca.


PLANTANDO A HORTA

Agora que você já sabe os cuidados básicos necessários para que seus temperinhos prosperem, mãos à obra! Você irá precisar de:

  • Vasos

  • Argila expandida

  • Manta bidim

  • Terra adubada*

  • Mudas

*Caso você já tenha terra em casa é importante prepará-la antes de utilizá-la. Para isso, você pode adicionar composto orgânico (vendido em lojas de jardinagem) que irá adicionar nutrientes ao solo e favorecer o crescimento das suas plantas.

  1. Primeiro, coloque uma camada de argila expandida no fundo da jardineira. A argila expandida tem a capacidade de reter água, ajudando no controle de umidade na terra, removendo o excesso de água ou fornecendo umidade para a terra.

  2. Em seguida, coloque um pedaço de manta bidim sobre a argila expandida, cobrindo todo o fundo do vaso. A manta ajuda a “segurar” os nutrientes na terra, evitando que eles vão embora junto com a água quando a gente rega.

  3. Colocar terra em 2/3 da altura restante do vaso, mas sem apertar demais para não compactar a terra (a terra compactada dificulta a passagem de água).

  4. Retirar as mudas do plástico ou vaso e afofar um pouco da terra da muda (com cuidado para não retirar muita terra) e colocar no centro do vaso. Se você estiver utilizando uma jardineira, colocar as mudas mantendo a mesma distância entre elas e evitar colocá-las muito próximo às bordas.

  5. Completar os vasos com terra com cuidado para não cobrir as folhas e não enterrar demais a muda e não compactar a terra.

  6. Regar as plantas para que o solo fique úmido.

Parabéns, você tem uma horta de temperos! Agora é só cuidar com muito amor e carinho, que a mãe natureza faz o restante do serviço!


Quer saber qual erva combina com qual alimento na hora de cozinhar? Tem um post com um Guia de ervas e condimentos aqui no blog que você pode baixar!







9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page