top of page
Buscar
  • Foto do escritor.

Como higienizar e manter a sua salada fresca por toda semana

Atualizado: 28 de jul. de 2020



Venhamos e convenhamos, lavar salada pode ser bem chato! Fazer isso na hora que se está com fome então... nem se fala! Muita gente inclusive acaba optando por não comer por preguiça de lavar e no fim, toda a feira vai parar na lixeira.

Confessamos que a preguiça também passa por aqui, porém, lavar e higienizar as nossas hortaliças é um passo que infelizmente não dá para ser pulado (ainda mais em tempos de Coronavírus), mas podemos otimizar o trabalho e armazená-la de forma que durem por até 1 semana em nossa geladeira, prontinhas para serem consumidas.

​Precisamos higienizar as hortaliças, uma vez que elas podem conter microrganismos como bactérias, parasitas ou pequenos insetos que podem causar diarreia e vômito. Podem também conter vírus, caso tenha sido manipulado por alguém contaminado. Este mesmo cuidado é necessário com frutas e legumes que consumimos com casca.

Vamos ao passo a passo de como higienizar?

  1. Retirar as folhas ou unidades que estão estragadas e descartar;

  2. Lavar com água corrente folha a folha. No caso das frutas e legumes, você pode utilizar uma esponja ou escovinha de uso exclusivo para esta finalidade;

  3. Colocar de molho em água clorada por 10 minutos, utilizando um produto específico para este fim (utilizar de acordo com a recomendação do fabricante) ou uma água sanitária própria para uso em alimentos (diluir 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água);

  4. Enxaguar em água corrente folha a folha ou unidade por unidade;

  5. Secar as folhas utilizando uma centrífuga (ou sacudindo, caso você não tenha uma) e seque as frutas e legumes utilizando um pano de prato limpo.


Mas eu não posso utilizar vinagre?

O vinagre foi difundido durante muitos anos como sendo a alternativa correta para higienização de frutas, legumes e verduras mas ele não tem a capacidade de matar tantos bichinhos quanto a solução de cloro. Portanto, nada feito!


Para sua salada durar até 1 semana na geladeira, você vai precisar de um pote de plástico e papel toalha. Os potes de vidro, louça ou inox não são bons porque ficam muito gelados e as folhas acabam ficando queimadas e murchas. Assim, é só forrar o pote plástico com papel toalha e colocar as folhas por cima e cobrir com mais uma folha de papel toalha.



O papel terá a função de absorver o excesso de umidade e, caso você note que as folhas de papel toalha estão muito encharcadas com o passar dos dias, é só trocar! Simples, não é mesmo? Assim a sua salada irá se conservar fresquinha e crocante por toda a semana.







7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page